Moussaka da Dulce

sábado, 28 de março de 2009
A Dulce  preparou esta receita deliciosa  de Moussaka e eu fiquei com água na boca, quando ela me contou. 
1/2 kg de lombo ou pernil de porco* picado bem miúdo (eu usei carne de gado moída)
sal para temperar
2 beringelas grandes ou 3 pequenas
1 cebola grande
3 dentes de alho
1 colher de café de Curry
1 colher de café de páprika picante
1 xícara de polpa ou molho de tomate
200gr de queijo mussarela
Cobertura:
1 copo de iogurte natural
2 ovos
2 colheres sopa de farinha de trigo
1/2 colher de café de fermento em pó
1/2 colher de café de sal
Molho:
1 copo de iogurte natural
1 dente de alho pequeno e bem amassado
1/2 colherinha de sal
1/2 xícara de azeite de oliva
Modo de fazer:
Numa panela bem grande, refogue a cebola e o alho em azeite. Misture a carne temperada com sal para fritar. Acrescente o molho de tomate, o Curry e a páprika. Corte as beringelas com casca em quadradinhos e misture com a carne para cozinhar e misturar os sabores. Coloque um pouco dágua e deixe cozinhar em fogo brando até secar bem o molho, mexendo sempre. Reserve.
Prepare a cobertura misturando bem todos os ingredientes.
Preparo do prato:
Numa travessa refratária grande, coloque metade da mussaká e por cima uma camada de queijo, depois o restante da mussaká, depois o restante do queijo. Coloque a cobertura por cima de tudo, como se fosse uma lasanha. Leve ao forno quente para gratinar, mais ou menos uma meia-hora.
Para fazer o molho de iogurte, é só misturar bem os ingredientes. Deve ser colocado por cima do mussaká depois de pronto, a gosto. Eu não usei o molho e não senti falta. Fica delicioso, servi com arroz branco e batata palha.

Posted by Picasa

E depois de duas semanas super agitadas, espero voltar ao normal!!! E visitar os blogs que adoro!!!

25 comentários:

{ ameixa seca } at: 28 de março de 2009 21:53 disse...

Nunca provei moussaka mas gosto dos ingredientes! Deve ficar muito bom :)

{ Emília } at: 29 de março de 2009 00:07 disse...

Isso deve ter ficado muito bom!!
Beijinhos

{ Canela } at: 29 de março de 2009 06:30 disse...

Adoro moussaka mas nunca faço com a carne original,por nao apreciar,est com porco é uma boa variação!
Bj

{ Nana } at: 29 de março de 2009 08:10 disse...

Alice, eu estou aqui hahahaha
Oh amiga, trabalhando muito?
Isso é bom né?
Adoro esse prato, é uma refeição completa, até dispenso o arroz.
Sobre as mudanças, espero que tenha gostado viu.
Mil beijos.

{ Du } at: 29 de março de 2009 10:59 disse...

Oi Alice!!!
Eu também dispenso o arroz, no máximo uma salada!
Seu prato ficou muito bonito e fiquei com água na boca aqui, da próxima vez vou fazer com carne moída também!!!

Beijão, querida!

{ Téia } at: 29 de março de 2009 11:42 disse...

HUuummmm, que vontade de comer um pedação desta delícia. Taí, uma comida que nunca fiz. Lembrou muito bem. A receita parece ótima, vou usá-la. Bj grande.

{ Cláudia M. } at: 29 de março de 2009 16:04 disse...

Alice, essa comidinha deve ser uma delícia. Nunca tinha ouvido falar em Moussaka, e a quantidade de ingredientes "assustou-me" um bocadinho, mas gostava muito de experimentar.
Bjs

{ Magia na Cozinha } at: 29 de março de 2009 20:34 disse...

Nunca provei. Parece um prato bastante substancioso. Ótimo para esta época.
Bjs :)

{ Vivian } at: 29 de março de 2009 20:57 disse...

hum, fiquei com água na boca

boa semana


bjks

{ Rosane Vargas } at: 29 de março de 2009 22:17 disse...

Como não como carne, nunca provei. Adoro o nome. Talvez tente uma outra versão, fica tão bonito.
Abraço e boa semana, com mais descanso.

{ risonha } at: 30 de março de 2009 08:21 disse...

Tem um ar......... nham nham!!!

Anônimo at: 30 de março de 2009 11:52 disse...

Aumente o numero de visitas do seu blog, cadastre seu blog na comunidade do Almanaque Culinário, acesse:
http://www.almanaqueculinario.com.br/lista-de-blogs/cadastre.html

Anônimo at: 30 de março de 2009 11:52 disse...

Aumente o numero de visitas do seu blog, cadastre seu blog na comunidade do Almanaque Culinário, acesse:
http://www.almanaqueculinario.com.br/lista-de-blogs/cadastre.html

{ Carol } at: 30 de março de 2009 20:18 disse...

No restaurante que fui comer domingo tinha moussaka mas não provei. Agora fiquei com vontade. Beijão

{ Mão na Massa } at: 31 de março de 2009 12:45 disse...

Olá!


Que delicia! dá um belo almoço!

Há desafio no meu blog!
Inscreve-te!

Bjs*

{ "Manjares da Manu" } at: 31 de março de 2009 15:33 disse...

DELÍCIA!!!!

bJS...

{ Raul e Joel Carvalho } at: 31 de março de 2009 16:33 disse...

Visualizei o seu blog e achei muito interessante... Parabens

Gostaria de lhe pedir se poderia colocar o link do meu blog no seu site: http://do-nariz-a-boca.blogspot.com/

Pode ser??

Quando colocar envie um mail para aqui: pirusas.carvalho@hotmail.com

Abraços

{ Letrícia } at: 1 de abril de 2009 14:45 disse...

Menina, que apetitoso! Nunca comi moussaka, mas já estou com vontade :-)

Beijos!

{ Alexandra Moura } at: 3 de abril de 2009 06:03 disse...

esta devinal,parabens pela partilha,bom fim de semana,beijocas doces.

{ Nana } at: 4 de abril de 2009 15:43 disse...

Saudades de vc querida. rs
Obrigada pelo super,nem chego perto.
bjs

{ Axly } at: 4 de abril de 2009 18:58 disse...

Aliceeeee que maravilha!
Adoro esse prato, amoooooooo na verdade.
Há tanto tempo não o faço, o marido não gosta de beringela, mas acho que vai ser um ótimo jeito dele comer, hehehehehe...
Kisss^^

{ Mão na Massa } at: 4 de abril de 2009 19:43 disse...

Os pares para a troca já sairam do forno!

Boa sorte!

{ Rose } at: 5 de abril de 2009 14:56 disse...

Oi Alice!
Nunca comi, mas fiquei com água na boca só de olhar para as fotos e conferir os ingredientes, rss.
Beijos :)

{ Sabores de Aromas } at: 3 de maio de 2009 10:38 disse...

Alice, que bela moussaka!
gosto muito e esa esta divina.


bjs

{ Ricardo } at: 10 de maio de 2009 08:59 disse...

Não sou grande apreciador de mussaca mas essa aí me fez eu cobiçar ela ..que linda :) xxx