Manteiga de garrafa, MFP, Pudim, Bolinhos e Festival de Aipim

domingo, 24 de maio de 2009
Eu estava com um desejo incontrolável de comer aipim cozido com carne de panela, fui ao Zaffari direto nas embalagens porcionadas e limpas, porque descascar aipim é um castigo que não desejo para ninguém!!!! Achei pouco um pacote de 1 kg e resolvi comprar 2....Que exagero!!!! Coloquei na panela de pressão enquanto preparava a carne. Usei vazio da costela, muita cebola, tomate, cenouras e vinho tinto. Devo confessar que "me puxei"... muito bom!!  Para acompanhar o aipim,  manteiga de garrafa que ganhamos de uma amiga que andou pelo Ceará. É uma manteiga mais encorpada, com um sabor mais forte. Adorei!!!!
Do jantar fui direto para a MFP, com uma receita de pão de aipim: 1 copo de purê de aipim, 1/2 copo água, 2 colheres de nata, 1 colher chá sal, 2 colheres açúcar, 3 copos de farinha, 2 colheres de fermento biológico seco, ciclo básico..... ficou muito bom, mas ainda sobrou muito aipim cozido....
A Carmen preparou um pudim de aipim: 3 xícaras de açúcar, 3 gemas, 3 ovos inteiros, 3 xícaras de aipim cozido, 2 colheres de manteiga derretida, 1 xícara de leite. Mistura o açúcar com os ovos, a manteiga, o aipim amassado e o leite. Coloca em forma caramelizada em banho maria, uma hora mais ou menos. Divino!!!
E o Piti, voltando para a cozinha me ajudou a fazer bolinhos de aipim: 1 kg de aipim cozido e amassado, 2 colheres de sopa de parmesão, 2 colheres de sopa de farinha (usamos umas 4) e 1 colher de sopa de manteiga, mistura tudo e frita em óleo quente, os primeiros bolinhos ficaram moles e colocamos mais farinha na massa, aí  ficaram maravilhosos!!!! Crocantes por fora, macios por dentro...hummm
Posted by Picasa

12 comentários:

{ Nana } at: 24 de maio de 2009 09:55 disse...

eeeeeeeeeee
Da-lhe mandiocaaa
kkkkk
Agora vc não comerá durante meses kkk Odeio quando compro demais rs
Bjs

{ Mari } at: 24 de maio de 2009 13:29 disse...

Amada, realmente esse foi um festival de aipim para ninguém botar defeito!!! Quantas delícias você, a Carmen e o Piti prepararam! Ai q já me deu uma vontade imensa de comprar mandioca e fazer alguma coisa com ela, pelas bandas de cá..
Super beijo, pra ti e pra Carmen

Mari

{ ameixa seca } at: 24 de maio de 2009 20:48 disse...

Meu Deus quanto aipim nessa cozinha :)
Eu adoro mandioca mas passo por esse castigo de descascar o pau (uiiii) porque em Portugal não há mandioca assim já descascadinha à venda :)
Que posso eu dizer? Gostei de tudo :)

{ Carol } at: 24 de maio de 2009 20:54 disse...

Eita, quanta coisa boa heim. Beijão

{ Natércia } at: 25 de maio de 2009 07:04 disse...

Muita coisa boa. Um beijinho...

{ Téia } at: 25 de maio de 2009 17:08 disse...

ALice querida, este festival foi o máximo, também adoro aimpim, quanta receita boa, hummm. Dia destes lá em casa foi festival de limão para dar vazão aos montes de limões do meu quintal. Bom demais...Bj grande.

{ Dani - Paladar } at: 26 de maio de 2009 08:30 disse...

Aipim é tudo de bom mesmo, em qq versão, frita então nem se fala, colesterol grita...rs

Gosto dela cozida para comer com açúcar ou então caramelar, booooom!

Mas adoro na carne de panela como vc fez, é um q a +.

Bjs

{ Canela } at: 26 de maio de 2009 16:54 disse...

Alice
Não sei dizer qual gostei mais ,nessa mega produção da equipa do aipim!Cada uma melhor que a outra e todas com um belíssimo aspecto.Parabens!
Bj

{ Alexandra Moura } at: 31 de maio de 2009 18:30 disse...

Parabens bela ementa,boa semana,bjs.

{ Eu Mulher } at: 31 de maio de 2009 19:35 disse...

Pudim de macaxeira é uma delícia! Sabendo que você gosta de tapioca e de manteiga da terra, faça a tapioca e passe manteiga da terra ainda na tapioca bem quente, é tudo de bom.

Adorei tudo!


Bjus

{ belinhagulosinha } at: 1 de junho de 2009 03:02 disse...

que deliçia amiga,maravilha tanta coisa boa,jinhoss

{ Manteiga da Terra Online } at: 8 de setembro de 2009 13:12 disse...

Encontrei um site bem legal que vende manteiga da terra de primeira qualidade na internet. http://manteigadaterra.cearacaju.com. aproveitem.